quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como instalar o Windows 7 através de um pendrive

Nível: Intermediário

Aplicativos necessários: A Bootable USB ou Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool
Número de passos: 12 (nem todos são necessários)

O Windows 7 chegou com força e logo se tornou o sistema operacional mais desejado. Com o aumento da força de processamento e incremento na memória dos netbooks, ele também se tornou uma opção para este tipo de computadores portáteis. Mas os netbooks não vêm com drive ótico, então, como fazer para instalar?

Passo 1. A solução é usar um pendrive e instalar o sistema operacional da Microsoft via USB. Antes de tudo, consiga um pendrive vazio, e que tem o mínimo de 4GB de capacidade de armazenamento. Depois, é preciso formatá-lo no padrão NTFS. Veja agora como fazer isso:

Passo 2. Em um outro computador, que tenha leitor de DVD, conecte o pendrive na USB e digite o seguinte comando no Prompt de Comando ou no Executar: diskpart.

Passo 3. Na janela que surgir, digite list disk e localize a letra correspondente ao pendrive. Neste tutorial, vamos trabalhar com a letra “F”, mas você deve verificar qual a letra certa no seu computador, e substituir corretamente nos comandos a seguir, que você terá que digitar na mesma janela:

select disk F

clean

create partition primary

select partition 1

active

format fs=NTFS

assign

exit



Antes de continuarmos, uma observação: o gerenciador de disco entende que o pendrive é um dispositivo removível no Windows XP, portanto, ele desabilita a função e não deixa formatá-lo.

Passo 4. Na sequência, abra novamente o Prompt de Comando, abra o DVD do Windows 7, e navegue até a a pasta boot.

Passo 5. Lá dentro, rode o seguinte comando: “bootsect /nt60 F:“, sem as aspas. Depois, basta copiar o conteúdo do DVD do Windows 7 para dentro do pendrive e dar um boot através dele no seu netbook, ou qualquer computador cujo o drive de DVD não esteja funcionando.

Passo 6. Para dar o boot, é preciso entrar na BIOS do seu PC e escolher para que o boot seja feito via USB.

Uma alternativa simples

Passo 7. Outra alternativa mais simples e prática é usar o aplicativo A Bootable USB. Em um único programa, você seleciona o pendrive que está na USB e realiza a formatação, clicando no botão “Format USB”.

Passo 8. Depois, clique em “Check DVD” para localizar o disco com o Windows 7 no seu drive ótimo e “Start DVD” para começar a cópia.

Passo 9. Você poderá usar a opção ISO, se tiver essa fonte. Basta escolher “Open ISO”, para localizar o arquivo no seu disco rígido, e “Start ISO”, para iniciar a cópia.

Pronto, em alguns minutos você terá um pendrive pronto para instalar o Windows onde quiser.

A alternativa oficial

Pensando nisso, a Microsoft também desenvolveu um programa similar, mas como uma proposta um pouco diferente, é o Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool. A deficiência desse programa é que você já tem que estar com a ISO criada antes de usar o programa, pois ele só utiliza este meio para inserir o Windows 7 no seu pendrive. Se quiser uma dica de programa para gravação de ISO, use o ImgBurn.

Passo 10. Abra o programa da Microsoft, selecione a ISO do seu HD e clique em “Next”.

Passo 11. Na etapa seguinte, é necessário escolher o tipo de mídia que será utilizado, neste caso, o pendrive.

Passo 12. Depois, é preciso iniciar o processo de formatação, para na sequência, copiar os arquivos para o pendrive. Estes dois processos serão feitos automaticamente pelo aplicativo.

Como converter seus arquivos para PDF

Nível: Fácil

Aplicativos necessários: Adobe Reader ou Foxit Reader, GPL Ghostscript 8.15 e CutePDF Writer
Número de passos: 9

O PDF se popularizou na internet como o formato de aquivo padrão para documentos e manuais, utilizado por várias empresas e instituições como o formato oficial para seus documentos. Seguindo essa linha de raciocínio, é assim que as empreas de games publicam os manuais dos jogos, as faculdades publicam a lista de aprovados do vestibular e a instituição pública apresenta o seu edital.

Começando do básico

Passo 1. Antes de saber como converter o PDF para outros formatos comuns na web, você sabe se tem um bom leitor de PDF instalado no seu computador? Para Windows, duas opções são as mais usadas. O próprio Adobe Reader, da empresa que criou este padrão, e o Foxit, seu maior concorrente. O Foxit é recomendado para computadores mais lentos, por ser um aplicativo leve, que ocupa pouca memória RAM.

Passo 2. Feito isto, vamos trabalhar neste tutorial com o CutePDF Writer. Depois de baixar e instalá-lo no seu Windows, o que ele faz é adicionar uma impressora virtual no seu computador. Assim, deste modo, qualquer programa do Windows onde você pode imprimir algum documento, teoricamente pode gerar um PDF selecionando o CutePDF Writer no lugar da sua impressora.

Passo 3. Para que tudo isso funcione de forma correta, é preciso que instale antes o protobolo GPL Ghostscript 8.15. Feito isto, instale o CutePDF Writer.

Convertendo para PDF

Passo 4. Abra o documento que você quiser converter. Se estiver em qualquer programa de edição de textos ou planilhas, clique em “Imprimir”.

Passo 5. No nome da impressora, selecione “Cute PDF Writer” e clique em “Ok” para gerar o documento. Caso queira alterar algumas opções, clique em “Propriedades”.

Passo 6. Lá dentro, você poderá escolher se quer o arquivo PDF colorido ou em P&B, além de poder escolher a orientação da página (retrato ou paisagem) e a ordem que as páginas serão salvas, de na ordem correta ou de trás para frente.

Passo 7. Depois, é só clicar em “OK” para fechar janela e “Ok” novamente para realizar o processo.

Passo 8. Para finalizar. Escolha a pasta onde o PDF deve ser salvo e clique em “Salvar”. Todo esse processo também pode ser realizado em qualquer navegador de web, assim, você pode gerar PDF também à partir de páginas da internet, ou de seus documentos online, como aqueles criados e armazenados no Google Docs.

O caminho contrário

Passo 9. Se você tem documentos em formato PDF e quer tranformar para outro qualquer, saiba que isso também é possível, No Baixatudo você encontra dois ótimos programas para converter de PDF para documento do Word e para documentos do Excel, por exemplos.

Como instalar e criar uma conta no Skype

Nível: Básico

Número de passos: 7

Pode até não ter sido o primeiro a realizar esse feito, mas com certeza foi por causa do Skype que fazer chamadas pela internet se tornou tão popular hoje em dia. A cada nova versão, o programa desenvolvido pelos criadores do Kazaa, um dos mitos da internet, conquista novos adeptos com sua facilidade de ligação, preço e qualidade das mesmas.

Nos passos seguintes iremos aprender a criar uma conta nesse software para podermos experimentar um novo mundo de possibilidades.

Passo 1. Baixe o programa do Skype pelo BaixaTudo;

Passo 2. Com o instalador executado, basta seguir os passos que em breve você estará com seu programa funcionando. Escolha o idioma de sua preferência e clique em Concordo – Instalar;

Passo 3. Aqui nos é dada a oportunidade de instalar, juntamente com o Skype, o Google Chrome, o navegador criado pelo Google, como no momento ele não terá muita utilidade iremos deixar desmarcada a opção;

Passo 4. Nesta etapa ele irá baixar automaticamente os pacotes restantes para o pleno funcionamento do Software, só resta esperar;

Passo 5. Depois de terminado o processo você irá ver a seguinte tela;


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Instalação do Skype (Foto: Reprodução/ Anderson Rodrigues)

Pronto já temos nosso Skype instalado e funcionando, só nos resta criar a conta para podermos usá-lo.

Passo 6. Nessa tela basta preencher com seus dados pessoais, é coisa simples por isso não tem com o que se preocupar. Não esqueça de colocar um endereço de e-mail válido, pois será nele que você receberá sua confirmação;


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Instalação do Skype (Foto: Reprodução/Anderson Rodrigues)

Passo 7. Na tela seguinte, onde você descreve mais sobre você, é opcional, mas recomendo fortemente sua execução, pois ficará mais fácil de seus amigos lhe acharem;

Agora é só distribuir seu nome de usuário do Skype e começar a conversar.

Otimize a memória RAM utilizada por seu PC

Aplicativo necessário: Minimem 2
Número de passos: 8

A pior situação para quem trabalha em um computador é não ter memória suficiente para rodar os seus programas mais básicos. Ainda bem que existem técnicas para aproveitar mais a memória que você tem disponível, mesmo que seja pouca.

Não tem mistério, na realidade, basta apenas você direcionar recursos para o programa que você mais usa, ou ainda, cuidar para não deixar aplicativos e funções do Windows abertas se você não estiver utilizando.

Uma das maneiras mais fáceis de você realizar esta tarefa, e que vai lhe tomar menos tempo e dedicação, é usando o aplicativo freeware Minimem. Ele analisa os processos que estão sendo executaods pelo Windows naquele momento e te mostra os aplicativos que podem ser otimizados, sendo assim, ao selecioná-los, eles passarão a exigir menos da memória.

Passo 1. Baixe o Minimem no BaixaTudo e instale no seu computador;

Passo 2. Depois de instalado, abra o programa pelo menu iniciar e depois acesse-o através do ícone que aparece no “system tray”, ali do lado do relógio;

Passo 3. Ao abrir o programa pela primeira vez, você perceberá que, na janela da direita, aparecerão todos os programas que estão abertos. Clique naquele que você quer otimizar e clique na seta. Ele vai para a janela da esquerda;



 
 
 
 
 
 
 
 
 
Minimem (Foto: Reprodução/ Anderson Rodrigues)

Passo 4. Quando terminar, clique no botão “Apply”. Se quiser fechar a janela de “settings”, clique em “Ok”. Não altere as outras definições;

Finalize processos desnecessários

Passo 5. No Windows 7, aperte Ctrl+Alt+Del no teclado. Em seguida, acesse “Iniciar Gerenciador de Tarefas”;

Na janela que abrir, na aba aplicativos, veja os programas que estão abertos no seu computador. Caso tenha algum que não esteja usando, pode encerrá-lo por aí mesmo, mas cuidado para não fechar um programa com algum documento aberto não salvo.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Taskmanager do Windows 7 (Foto: Reprodução/ Anderson Rodrigues)

Passo 6. Se você quiser fechar mesmo assim, selecione o aplicativo e clique no botão “Finalizar Tarefa”;

Passo 7. Na aba processor, você vê todos os processos que estão sendo executados, muitos estão em segundo plano e você nem percebe. Selecione um processo “inútil” e clique em “Finalizar Processo”;

Passo 8. Se você clicar em memória, todos os processos serão listados pelo que ocupa mais memória para o que está ocupando menos. Assim você pode se orientar melhor para tomar sua decisão.

Como saber se o seu computador roda o Windows 7

Nível: Básico

Aplicativo necessário: Windows 7 Upgrade Advisor
Número de passos: 7

O Windows 7 é a última versão disponível do sistema da Microsoft. Lançado há pouco mais de um ano, o SO já está instalado em um a cada quatro computadores no mundo, segundo estatísticas recentes da Net Applications. Provavelmente você já o viu em PCs de familiares e amigos ou vídeos na internet.

Se você já está convencido de que chegou a hora de migrar para o Windows 7, como saber se o seu computador pode rodá-lo e qual a versão mais indicada? Sanar essas dúvidas pode ser mais simples do que você imagina. A Microsoft lançou um aplicativo gratuito que analisa todos os detalhes do PC, diagnosticando sobre possíveis problemas de compatibilidade com seus programas e hardware.

Passo 1. No Baixatudo você encontra o Windows 7 Upgrade Advisor para download. Baixe e instale o programa;

Passo 2. Um atalho deve ser adicionado a área de trabalho. Execute o programa através dele;

Passo 3. Clique no botão “Iniciar verificação” e aguarde alguns minutos até que o aplicativo analise seu hardware e seus programas instalados;


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Windows 7 Upgrade Advisor (Foto: Reprodução/Anderson rodrigues)


Passo 4. Selecione a guia correspondente a versão do sistema que deseja instalar (32 ou 64 bits);

Passo 5. Em “Quantidade de problemas detectados que talvez você precise solucionar” você encontra o número de conflitos encontrados;

Passo 6. Logo abaixo você pode ver detalhes sobre os problemas detectados;

Passo 7. Tendo as informações sobre software e hardware, o último passo é pesquisar e verificar se já existe uma atualização do programa compatível com o Windows 7 ou se aquele hardware funciona no sistema.

Como adicionar uma mensagem de texto a inicialização do Windows 7

Nível: Básico
Número de passos: 7

Nesta dica, mostraremos como adicionar uma mensagem de texto simples a inicialização do Windows 7. Trata-se de um recurso útil para computadores públicos ou portáteis. Você pode adicionar informações para contado (nome, e-mail e telefone, por exemplo) em caso de perde seu conputador.

É claro que esperamos que você não esqueça o seu notebook em qualquer lugar e, caso isso aconteça, que a pessoa que encontrá-lo seja honesta. Portanto se um dia você perder seu computador, terá uma chance de recuperá-lo.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mensagem de texto na inicialização do Windows 7 (Foto: Reprodução/Anderson Rodrigues)


Passo 1. Pressione as teclas “Winkey + R” para abrir o “Executar”;

Passo 2. Execute o programa “regedit.exe” (sem aspas);

Passo 3. No “Editor de Registro”, navegue até “HKEY_LOCAL_MACHINE \ Software \ Microsoft \ Windows \ Current Version \ Policies \ System”;

Passo 4. No painel direito, dê um duplo clique sobre “legalnoticecaption”;

Passo 5. Adicione um título ao campo “Dados do valor” e clique em “OK”;

Passo 6. Dê um duplo clique sobre “legalnoticetext” e adicione o texto que será exibido na inicialização do Windows;

Passo 7. Para conferir o resultado, reinicie o computador.

Aprenda a medir a velocidade da sua internet

Nível: Básico
Aplicativo necessário: SpeedTest ou RJNET-Velocímetro ou Speed.io
Número de passos: 9

A banda larga está cada vez mais difundida no país e, com isso, nos acostumamos ao acesso rápido de qualquer lugar. Hoje, a definição de uma boa internet, é uma conexão rápida que viabiliza a realização de multiplas tarefas.

Então, você já se perguntou se a velocidade de internet que você contrata da sua prestadora de serviços está de acordo com a que é disponibilizada a você? É possível medir facilmente a velocidade da sua conexão e tirar essa preocupação da cabeça. O TechTudo separou para você três formas simples de testar a velocidade da sua internet. Veja só:

SpeedTest

Passo 1. Entre no site do SpeedTest (www.speedtest.net/);

Passo 2. Selecione a região que você se encontra;

Passo 3. Espere o velocímetro medir a sua velocidade, enquanto o download ocorre no medidor ao lado. Sua velocidade de download aparecerá no lado esquerdo da tela junto ao Ping;


 








Speedtest (Foto: Reprodução)


RJNET - Velocímetro

Passo 4. Entre no site do RJNET (www.rjnet.com.br/1velocimetro.php);

Passo 5. Clique no ícone de Iniciar Teste, no canto inferior direito da imagem;

Passo 6. Em seguida, o site te dará o resultado do seu teste com a velocidade média registrada as estatísticas e qualidade da sua conexão;













RJ Net (Foto: Reprodução)


Speed.io

Passo 7. Entre no site do Speed.io (www.speed.io/index_en.html);

Passo 8. Clique no botão Start Speedtest. Aguarde o carregamento dos dados;

Passo 9. O site te dará suas informações como velocidade de download, upload, conexões e Ping.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Speed-Io (Foto: Reprodução)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Montando Micros

Uso micros da linha PC há quase vinte anos e mais que vinte não seria possível posto que a IBM só lançasse o primeiro deles em agosto de 1981. Comecei a escrever sobre eles há uma década. E desde então, querendo ou não, sou obrigado por dever de ofício a ter sempre uma máquina que, se não for “o que há de mais moderno”, deve ao menos ficar perto disso.

Ora, se levarmos em conta a rapidez com que a tecnologia evolui, não há de ser difícil concluir que nestes anos todos nós tivemos um bocado de máquinas. E bota bocado nisso.

O problema é que as máquinas que encontramos em lojas nunca são inteiramente satisfatórias.

Não é que eu seja assim tão exigente. É que há coisas que desejo experimentar, seja por mera curiosidade, seja porque preciso de subsídios para escrever sobre elas, e nem sempre dá para encontrá-las todas em um modelo comercial. Resultado: seja por esta razão, sejam meramente por prazer, desde minhas primeiras máquinas que, exceto micros portáteis tipo “notebooks” e “netbooks”, todas elas são montadas a partir da relação dos componentes que atendem minhas necessidades e gosto. E montadas por este vosso criado.

Para que se tenha idéia, a primeira que montei foi um saudoso AT com processador 80486. Vivíamos ainda os tenebrosos tempos da “reserva de mercado”, uma torpe invenção da ditadura que, com a desculpa de desenvolver a indústria nacional, fez a fortuna de meia dúzia de apaziguados do sistema enquanto manteve o país na vanguarda do atraso por quase duas décadas, obrigando o pobre usuário patrício a pagar o triplo do valor de um computador para comprar um conjunto de componentes que no hemisfério norte era tido como sucata.

Mas aquela era a regra e havia que conviver com ela. Portanto, consegui a placa-mãe pedindo a um amigo que vivia no exterior que a trouxesse com ele em uma de suas visitas ao Brasil, comprei memória e processador em um importabandista de confiança, comprei o resto por aqui mesmo pagando os preços exorbitantes da época e me preparei para pôr mãos à obra.

Mas como? Se literatura técnica praticamente não havia.

A solução foi fazer um curso para aprender a montar micros.

De tudo o que ouvi no curso, o que mais me surpreendeu foi uma frase lapidar proferida pelo instrutor logo na primeira aula: “Montar micros é tão fácil que a única dificuldade que vocês poderão encontrar é não achar o parafuso certo”. Jamais a esqueci. Mesmo porque não posso, já que sou forçado a me lembrar dela sempre que, ao montar um micro, preciso fixar um componente e não encontro o parafuso adequado. Frase mais verdadeira não há…


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A máquina na bancada (foto reprodução / Anderson Rodrigues)


Tudo isto me veio à lembrança porque, tendo comprado alguns badulaques, resolvi montar máquina nova para substituir meu micro de trabalho. Máquina que vocês vêem na figura quando ainda na bancada e na qual, já pronta, digito estas mal traçadas com o imenso prazer de quem estréia brinquedo novo.

Mas todo este prazer nem chega perto daquele que senti ao montá-la.

Porque só quem montou um computador para si mesmo pode entender aquela coisa mágica que acontece quando se vê o micro funcionando pela primeira vez após montado.

É quase como um encantamento.

Se junta um mundo de peças inertes, encaixa-se cada uma em seu lugar, aparafusa-se, ajusta-se, configura-se tudo e, ao fim, como que em um passe de mágica, aparece um computador funcionando em todo seu esplendor.

Não é como montar um brinquedo mecânico ou coisa parecida. Pois em um computador há algo de especial. Ele tem seus humores, suas birras, suas pirraças, seus acessos de má vontade, trava quando fica zangado, exige ser reinicializado para funcionar direito, é quase como se fosse uma coisa viva e temperamental.

Eu já montei máquinas de perder a conta. Mas não cesso de me maravilhar sempre que cada uma delas, depois de instalado o sistema operacional, é inicializada, ilumina a tela, toca aquela musiquinha e me pede a senha para deixar que eu a use.

Como limpar os arquivos temporários do seu Windows

Nível: Fácil

Aplicativo necessário: CCleaner
Número de passos: 6

Um dos maiores problemas do Windows, é acumular arquivos temporários e itens nos registros até o ponto em que o sistema fica lento. Sabemos que nos dias atuais, temos pouco tempo para realizar todas as tarefas que nos são solicitadas, e agilidade é fundamental. O programa que faz a limpeza mais completa e eficiente no seu disco rígido é o CCleaner, da Piriform, e portanto, ele é o escolhido para este tutorial.

Passo 1. Faça o download do aplicativo aqui no Baixatudo, clique duas vezes no executável para proceder com a instalação e mãos à obra.

O processo todo é muito simples e, por isso, não é preciso a presença de um técnico de informática. Se você repetir esse processo uma vez por semana, vai ter o seu PC sempre limpinho e funcionando redondo. É claro que, para ter um computador rápido, outros fatores vão entrar nessa equação, como memória, escolha de programas leves e tudo mais.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CCleaner analisando seus arquivos temporários (Foto: Reprodução / Anderson rodrigues)


Passo 2. Abra o CCleaner e clique no botão “analisar”. Quando ele terminar este processo, clique no botão “executar limpeza”. Não se preocupe que nenhum arquivo importante será apagado, mas, se você quiser ter certeza sobre o que está sendo limpo, olhe a janela que fica a esquerda e verifique as opções que estão selecionadas.

Passo 3. Entre as opções, estão os arquivos temporários gerados pela sua navegação na web, resíduos de programas instalados e desinstalados, entre outros lixos.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CCleaner corrigindo o os erros de registro do Windows (Foto: Reprodução / Anderson rodrigues)


Passo 4. Adicionalmente, você também poderá fazer uma limpeza dos registros do Windows. Mude para a aba “Registro” e clique em “procurar erros”.

Passo 5. Depois da análise, salve um backup do seu registro, para caso apresente algum erro depois da limpeza. Porém, o registro nunca apresentou erro comigo e passo por este processo tranquilamente.

Passo 6. Agora, basta clicar em “Corrigir erros selecionados”.

Se você nunca fez uma limpeza completa nos seus temporários e no registro do seu Windows, irá se supreender com a quantidade de lixo. Experimente.



Crie um DVD de recuperação do sistema no Windows 7

Nível: Básico
Número de passos: 4

Nenhum sistema para computador é a prova de falhas, por mais robusto e completo que ele seja, como o Windows 7, por exemplo. A própria Microsoft recomenda que o usuário crie um DVD de recuperação do sistema, para caso dê algum problema você não ter que reinstalar tudo de novo.

Passo 1. Insira um DVD-R no seu drive de gravação de mídias óticas;


Passo 2. Aponte o mouse para Menu Iniciar / Todos os Programas / Manutenção

Passo 3. clique em Criar um Disco de Reparação do Sistema;

Passo 4. Clique em Criar Disco na janela que abrir em seguida.

O processo de gravação leva cerca de 3 minutos, mas esse tempo vai depender da capacidade do seu processador e do gravador de DVD. A ideia é que nunca precisemos usar este DVD, mas para não ser pego de surpresa, mantenha-o guardado em um local que você lembre dele, caso precise um dia.

Computador submerso em óleo mineral

Bom dia pessoal, para a galera do curso de Hardware, estou aqui disponibilizando alguns videos sobre a técnica de computadores submerso dentro de um  aquários com óleo mineral

Video 1


Video 2


Video 3

Novo conceito de memória RAM pode gastar muito menos energia

Pode não parecer, mas a memória RAM está presente em quase todos os computadores que usamos hoje em dia. Seja em computadores, tablets, celulares e até uma calculadora científica, esse componente já se tornou praticamente onipresente quando falamos de tecnologia. Por isso, a diminuição do gasto de energia da memória RAM pode aumentar bastante a economia de eletricidade, além da autonomia de bateria em dispositivos móveis. Essa economia pode aparecer já no ano que vem, se um novo conceito de memória RAM ficar pronto até lá.





Memória RAM (Foto: Reprodução / Anderson Rodrigues )

Os inventores do novo conceito foram os pesquisadores da universidade estadual da Carolina do Norte, nos EUA. Diferentemente da tecnologia atual, que precisa constantemente de energia para funcionar, a nova memória tem elementos da memória Flash, também usada em pen drives, iPods e discos SDD - o que lhe concede a capacidade de guardar dados enquanto não há eletricidade

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Crie atalhos de teclado personalizados no Windows 7 com WinHotKey

Nível: básico

Aplicativo necessário: WinHotKey
Número de passos:

O Windows 7, por si só, já oferece uma gama considerável de combinações de teclas para que o usuário possa acessar determinados recursos rapidamente. No entanto, você pode aumentar ainda mais sua produtividade no sistema criando atalhos de teclado personalizados, de acordo com as suas necessidades. Para isso, você precisará apenas do aplicativo WinHotkey, que pode ser baixado no BaixaTudo.

A instalação do programa é trivial, bastando ao usuário clicar nos botões "Next" até a sua finalização. Com essa etapa concluída, basta executar o WinHotKey. Quando isso é feito pela primeira vez, a ferramenta mostrará dicas de utilização.

Criando atalhos personalizados

Passo 1. Assim que aberto, o WinHotKey exibirá uma lista com as principais combinações de atalhos do sistema. Para adicionar um atalho de teclado personalizado, basta clicar no botão "New Hotkey", no canto esquerdo superior;



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Passo 2. Na janela que surgir, o primeiro passo consiste em atribuir um nome ao atalho, em "Description of this hotkey" (etapa opcional);

Passo 3. Em seguida, é necessário escolher qual a tecla principal do atalho em "When I press these keys": Alt, Ctrl, Shift ou Windows (a tecla com o símbolo do Windows). Repare que é possível escolher mais de uma opção ao mesmo tempo, por exemplo, Alt mais Ctrl;

Passo 4. Agora é necessário escolher a tecla que finalizará o atalho em "Along with the key". É possível escolher letras, números, símbolos ou teclas de função;

Passo 5. Por fim, no campo "I want WinHotKey to", deve-se escolher a função do atalho: abrir um aplicativo (Launch an Application), abrir um documento (Open a Document), abrir uma pasta (Open a Folder), exibir um texto (Type some Text) ou controlar a janela atual do sistema (Control the Current Window). Se você escolher abrir um aplicativo ou um documento, por exemplo, deverá selecioná-lo no campo exibido na parte inferior da janela, clicando no botão "Browse".

O exemplo na figura a seguir mostra a criação do atalho Windows + F2 para abrir o navegador Opera:



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
WinHotKey (Foto: Reprodução/Anderson Rodrigues)


Você pode criar quantas combinações quiser. Repare que cada uma aparecerá na lista que o WinHotKey exibe assim que aberto. Basta clicar em qualquer uma delas para alterá-la. Se quiser excluir um atalho, selecione-o e pressione o botão "Delete" em seu teclado.

Como desativar a bandeja do sistema no Windows

Nível: Básico
Número de passos: 7

Bandeja do sistema ou system tray, do inglês, é aquela área logo ao lado do relógio do Windows em que alguns programas exibem seus ícones e notificações. Trata-se de uma área delicada do sistema, já que antivírus e outros softwares de segurança geralmente podem ser acessados a partir dali.

Se você administra um computador público, como o de uma biblioteca ou LAN house, por exemplo, esta dica foi feita para você. Mostraremos como desativar completamente a bandeja do Windows. A dica funciona em todas as versões do Windows.













Bandeja do sistema ativada e desativada (Foto: Reprodução/Anderson Rodrigues)


Passo 1. Pressione as teclas “Winkey + R” para abrir o “Executar”;

Passo 2. Execute o programa “regedit.exe” (sem aspas);

Passo 3. No “Editor de Registro”, navegue até “HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Policies \ Explorer”;

Passo 4. Clique com o botão direto do mouse sobre “Explorer”, aponte para “Novo” e clique em “Valor DWORD”;

Passo 5. Digite “NoTrayItemsDisplay” (sem aspas) como nome para a novo item criado;

Passo 6. Dê um duplo clique sobre o valor que acabamos de criar e digite “1” (sem aspas) no campo “Dados do valor”;



Configurando a bandeja do sistema (Foto: Reprodução/Anderson rodrigues)


Passo 7. Clique em “OK” e reinicie o computador para conferir o resultado.



Como remover a senha de conta de usuário do Windows 7

Nível: Básico

Número de passos: 5

Na época do velho Windows 98 não existiam contas de usuários separadas. Todos eles compartilhavam a mesma área de trabalho e a pasta de documentos. Já deu para imaginar o tamanho da confusão? Mas isso mudou, e a partir do Windows XP cada usuário pode ter sua própria conta no computador.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Usuário no Windows 7 (Foto: Reprodução/ Anderson Rodrigues)

Naquela época, porém, o computador era um produto caro e usado pela família toda. Hoje, felizmente, ele está cada vez mais acessível e finalmente a palavra “pessoal” de PC (Personal Computer, em inglês) faz sentido. É muito comum encontrarmos pessoas que possuem mais de um computador, como uma estação de trabalho fixa (desktop) e um portátil (notebook/netbook).

Portanto, proteger sua conta de outros usuários que não existem não é muito interessante. Pelo contrário, só tona o processo de inicialização do computador ainda mais demorado. Pensando nisso, nesta dica mostraremos como remover sua senha de conta de usuário no Windows 7.

Passo 1. Abra o “Painel de controle”;

Passo 2. Clique em “Contas de Usuário e Segurança Familiar”;

Passo 3. Clique em “Contas de Usuário”;

Passo 4. Clique em “Remover senha” (segundo link);

Passo 5. Digite sua senha para confirmar e clique no botão “Remover senha”;

Pronto! Agora toda vez que ligar o computador, basta aguardar alguns segundos para ter sua área de trabalho carregada.

Adicione as opção 'copiar para' e 'mover para' ao menu de contexto de arquivos no Windows

Nível: Intermediário

Número de passos: 7

Com esta dica simples, vamos mostrar como adicionar as opções de copiar ou mover documentos, músicas, imagens, vídeos, etc. ao menu de contexto de arquivos do Windows facilmente. Desse modo, você vai poder mover ou copiar seus arquivos para qualquer pasta do seu HD em poucos cliques.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Copiar e mover (Foto: Reprodução/Anderson Rodrigues)


A dica funciona nas versões XP, Vista e 7 do sistema operacional da Microsoft. Vamos aos passos:

Passo 1. Pressione as teclas “Winkey + R” para abrir o “Executar”;

Passo 2. Execute o programa “regedit.exe” (sem aspas);

Passo 3. No “Editor de Registro”, navegue até “HKEY_CLASSES_ROOT \ AllFilesystemObjects \ shellex \ ContextMenuHandlers”;

Passo 4. Clique com o botão direto do mouse sobre “ContextMenuHandlers”, aponte para “Novo” e clique em “Chave”;

Passo 5. Digite “CopyTo” (sem aspas) como nome para a nova chave criada;

Passo 6. No painel direito, dê um duplo clique sobre “(Padrão)” e cole o código “{C2FBB630-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}” (sem aspas) no campo “Dados do valor”;

Pronto! Experimente clicar com o botão direito sobre um arquivo, a opção “Copiar para pasta...” deve estar disponível. Agora vamos adicionar ao menu o atalho “Mover para pasta...”.

Passo 7. Repita o processo acima, mas no passo 5 digite “MoveTo” (sem aspas) para o nome da chave. No sexto passo, adicione o seguinte (sem aspas): “{C2FBB631-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}”.

Como pesquisar na internet através do menu Iniciar do Windows 7

Nível: Básico

Número de passos: 4

No Windows Vista ou 7 ficou mais fácil localizar um programa instalado no computador. O menu Iniciar ganhou uma caixa de busca, facilitando o acesso a programas, documentos e imagens. Basta começar a digitar para que a pesquisa inicie com resultados exibidos no mesmo instante.

Não bastasse a facilidade para encontrar arquivos, também é possível pesquisar na internet diretamente do menu Iniciar. Quer saber como? Basta seguir mais esta dica.


 
 
 
 
 
 
Passo 1. Pressione “Winkey + R” e execute o comando “gpedit.msc” (sem aspas) para abrir o “Editor de Diretiva de Grupo Local”;


Passo 2. No painel esquerdo, navegue até “Configurações do Usuário \ Modelos Administrativos \ Menu ‘Iniciar’ e barra de tarefas”;

Passo 3. No painel direito, dê um duplo clique sobre “Adicionar link de Pesquisa na Internet ao Menu Iniciar”;

Passo 4. Marque a opção “Habilitado” e dê “OK”.

Obs: Esta dica só funciona nas versões Ultimate e Professional do Windows 7.

Como conectar o PC na entrada HDMI da TV

Nível: Básico

Número de passos: 13
Material necessário: PC, TV com entrada HDMI, cabo HDMI, *conversor, *cabo VGA/VGA de vídeo, *cabo de áudio estéreo 3.5mm (*se necessário)

Então você comprou um computador muito bacana, tem até Blu-Ray, mas por um limite físico a tela no seu notebook não passa de frustrantes 17 polegadas. Enquanto isso a TV enorme da sua sala, FullHD, continua com aquele reprodutor de DVD que você comprou quando era lançamento e nunca mais trocou. De qualquer forma, seria difícil gravar todos os filmes e séries que você baixou legalmente em DVDs para assistir em outro dispositivo. Nós entendemos, questão de prioridade. Pensando nisso fizemos um tutorial pra resolver esse problema.

Você pode usar o leitor de Blu-Ray do seu celular, ou assistir todo conteúdo do seu HD ou do YouTube na sua TV hi-end sem problemas, para isso inventaram o HDMI (high definition multimedia interface).


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cabo HDMI (Foto: Divulgação)


O que é HDMI? Estamos falando de uma interface digital de transmissão de dados não comprimidos de áudio e vídeo, em alta qualidade e velocidade, comum em dispositivos de mídia como vídeo games, Blu-Ray, DVDs, computadores, placas de vídeo e até celulares mais modernos. Ou seja, no lugar das tradicionais conexões VGA, S-Video, Vídeo Componente, etc. para vídeo e do jack 3.5 mm de áudio, todos analógicos, temos um único cabo transmitindo os dados digitais para uma TV ou monitor de alta definição.

Primeiramente, é necessário identificar qual a melhor forma de conectar seu PC a sua TV.

Se a sua TV ou monitor não tem HDMI, não faz sentido tentar conectar um dispositivo HDMI nela, pois ela não pode reproduzir na tela os dados digitais em HD, eles perderiam qualidade de qualquer forma. Este é justamente o segundo ponto que precisamos entender antes de começar: qual a vantagem de uma conexão HDMI?

Adaptador VGA HDMI (Foto: Divulgação)


Além de utilizar apenas um cabo, o HDMI permite que um filme, por exemplo, saia de seu computador e chegue à sua TV sem perder qualidade. Quando conectados por sistemas analógicos, som e imagem precisam ser convertidos, comprimidos e assim perdem qualidade. O resultado final, mesmo a frente de um home theater 5.1 com uma TV LED FullHD, não será em alta definição de verdade, mas uma simulação digital de um sinal analógico.

Quer dizer que um leitor de Blu-Ray conectado a uma TV FullHD diretamente via HDMI terá resultado melhor que um leitor de DVD com saída analógica (RCA, por exemplo) ligado à mesma TV.

Mas calma, ainda assim é possível conectar (alguns) dispositivos com saída analógica na sua TV HDMI, e agora vamos saber como. Para facilitar as coisas, vamos dividir o tutorial em 4 partes. Você provavelmente só vai precisar ler 3 delas, dependendo da placa de vídeo do seu computador.

Identificando a saída de vídeo e áudio do seu PC

A primeira coisa a fazer é descobrir quais as saídas de áudio e vídeo do seu PC. Se você está usando notebook, será necessário encontrar, provavelmente na parte lateral ou traseira, a saída do passo 1.














Como conectar o PC na entrada HDMI da TV (Foto: Divulgação)

Passo 1. Com o PC desligado, encontre (provavelmente na parte traseira da CPU, ou lateral) o cabo que liga seu computador ao monitor. Esse cabo está conectado ao monitor, provavelmente por uma porta VGA de 15 ou 29 pinos como ilustrado na foto, geralmente na cor azul.

Passo 2. Logo ao lado, dependendo do computador, podem existir outras saídas, para conectar outros monitores. Provavelmente será outra saída VGA, igual a primeira, ou uma saída S-Video, ainda uma porta DIV, ou então, com sorte, se seu PC ou placa de vídeo forem mais modernas, uma saída HDMI. Com ajuda da imagem ao lado, identifique as saídas disponíveis. Se você tiver uma porta HDMI no seu PC siga para o passo 6 na terceira parte deste tutorial. Se não é o caso, você ainda pode conectar seu PC usando a porta HDMI da TV. É o que veremos na próxima parte.

Conectando com saídas de vídeo e áudio analógicas

Se você não tem uma porta HDMI no seu PC, vai ter que levar algumas coisas em consideração: lembrando do que falamos antes, o ideal é sempre fazer a conexão digital, para não perder qualidade. Se você tem uma saída analógica de vídeo, pode optar por comprar uma placa de vídeo mais moderna, com porta HDMI, ou comprar um conversor VGA/HDMI, que custa quase o mesmo preço de uma placa. Se seu PC dispõe de uma única saída de vídeo, comprar uma nova placa, mais moderna, com saída HDMI ou DVI é sem dúvida a melhor opção. Para saídas DVI um cabo DVI/HDMI deve resolver o problema, convertendo o sinal.

Passo 3. Encontre a saída de áudio do seu computador, um jack de 3.5mm, provavelmente na cor verde.

Passo 4. Conecte uma ponta do cabo de áudio na saída de áudio que encontramos no passo 3 e a outra ponta na entrada de áudio do conversor (audio in / input).

Passo 5. Usando o cabo de vídeo VGA/VGA conecte um extremidade na porta VGA do computador, identificada no passo 1 e 2 e a outra ponta na entrada VGA do conversor.

Conectando o PC a TV via HDMI

Agora estamos prontos para ligar seu PC a sua TV usando HDMI.

Passo 6. Com o cabo HDMI, ou DVI/HDMI em mãos, conecte uma ponta ao computador (DVI ou HDMI) ou no conversor (HDMI) e a outra extremidade na sua TV.

Configurando a TV no PC (Windows)

Agora que PC e TV estão conectadas, diretamente ou via conversor, temos que configurar o seu computador para o novo display, pode religar seu computador e sua TV.

Passo 7. Pelo “Menu Iniciar” entre em “Painel de Controle” e selecione “Vídeo”.

Passo 8. Procure por “Configurações” ou “Alterar Configurações”.

Passo 9. Procure no manual, caixa ou no site do fabricante a resolução máxima da TV em pixel, bem como a taxa de atualização em Hertz.

Passo 10. Na tela do passo 8 ajuste a resolução máxima da TV em pixel.

Passo 11. Clique em “Configurações avançadas” procure e ajuste a taxa de “Frequência de atualização de tela” conforme informado pelo fabricante da TV e clique em “Aplicar” e depois em “OK”.

Passo 12. De volta a tela do passo 8, clique em “Aplicar” e depois em “OK”.

Passo 13. Confirme a opção ou reinicie seu computador se necessário. Pronto, estamos prontos para assistir na sua TV o conteúdo do seu PC.





Como melhorar o desempenho de seu laptop antigo

Nível: intermediário
Material: discos de instalação, pentes novos de memória RAM, disco SSD
Número de passos: 5

Você investiu um bom dinheiro, provavelmente um valor de 4 dígitos, em seu notebook há pouco mais de dois anos e ele já apresenta problemas de desempenho. O boot demora, o seu navegador está lento, mas você não quer comprar outro equipamento agora. Há algumas coisas que você pode fazer para ganhar mais um fôlego e usá-lo por mais um tempo, afinal, foi um investimento considerável o que você fez. Infelizmente, você não vai conseguir ter um ganho considerável de desempenho sem colocar a mão no bolso, mas de qualquer forma será melhor do que ter que comprar um totalmente novo.

Passo 1: Faça uma limpeza geral

Nada de apenas limpezas com softwares que apenas excluem arquivos temporários e limpam o registro. Reinstale o sistema operacional e os aplicativos. Sim, o famoso "format c:" é a primeira medida que você deve tomar. O fato é que, com o uso, o sistema vai acumulando um monte de lixo, além de softwares que você raramente usa ou até mesmo que não usa há muito tempo. Apagar tudo e instalar novamente faz com que o seu notebook fique como ele chegou da fábrica.

Passo 2: Aumente a memória

Um bom processador sem memória para trabalhar é como ter uma Ferrari no trânsito de São Paulo: você tem potência, mas sem espaço para utilizá-la. Portanto, o problema de desempenho de seu laptop pode ter origem ai. Verifique o quanto de memória você tem, se há espaço disponível para um upgrade e o faça. Uma boa forma de fazer essa verificação é com o CPU-Z (baixe o programa pelo BaixaTudo), software que permite ver quanto de memória você tem, quantos slots (encaixes) estão livres ou utilizados, além de dados de sua placa-mãe e processador. Mas não é necessário exagerar: a maioria dos usuários comuns não precisam de mais que 4 gigabytes de memória RAM.

Passo 3: Dê preferência para sistemas operacionais e softwares de 64 bits quando possível

Atualmente, muitos softwares e sistemas operacionais nos dão a opção de versões em 32 ou 64 bits. Se o seu processador pode operar em 64 bits e você tem softwares que podem ser instalados nessa versão, faça-o. Um sistema operacional de 64 bits é capaz de transportar mais informação a cada “viagem” do que um de 32 bits. Portanto, serão necessários menos acessos do processador às memórias e ao disco rígido, tendo assim um ganho de desempenho.

É importante avisar que, dependendo da quantidade instalada, você só conseguirá tirar total proveito de suas memórias novas com um sistema operacional de 64 bits instalado. Sistemas de 32 bits têm uma limitação de só conseguir trabalhar com até 3,2 gigabytes de memória RAM. Portanto, se você instalar 4 gigabytes e um sistema de 32 bits, uma parte do seu investimento será perdido. Para ter 4 GB ou mais de memória instalada, é primordial ter um sistema operacional de 64 bits.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Disco SSD (Foto: divulgação Sandisk)


Passo 4: procure um disco SSD para seu laptop

Esse será a melhor opção de upgrade para 2011. Com o barateamento dos discos SSD (solid state drives), eles se tornarão uma opção mais viável e recomendável que os discos rígidos mecânicos atuais. Eles têm um desempenho melhor, pois o acesso aos dados armazenados é feito de forma eletrônica, enquanto nos discos rígidos convencionais esse acesso é feito de forma mecânica, em que uma agulha tem que varrer os discos em busca dos dados.

Além do mais, por questões de aquecimento, os fabricantes de laptops optam por discos rígidos de 5400 rotações por minuto (RPM), que aquecem menos, porém são mais lentos (em computadores desktop, esses discos costumam ser de 7200 ou 9600 RPM). Mas com um disco SSD, você sentirá um ganho enorme no desempenho. Além do mais, discos SSD não esquentam, são mais leves que os convencionais e não produzem ruídos. Por esses motivos, este será o seu melhor investimento no upgrade.

Passo 5: uma dica pessoal - finja que esqueceu de fazer backup

Sim, essa é uma grande dica que posso deixar. Ao reinstalar o sistema operacional, sabote-se, finja que se esqueceu e não faça backup. Certamente, grande parte daquilo que você acumulou no seu laptop desde a compra é de coisas que não irão fazer a menor falta para você. Aprendi isso com um professor, já fiz e nunca me arrependi. Você eliminará todo aquele lixo e inutilidade que não irá voltar mais. E ainda te dará espaço para acumular um lixo novinho em folha.

Como impedir que o Windows Update reinicie o computador

Nível: Intermediário

Número de passos: 9

No mínimo uma vez por mês a Microsoft lança atualizações de software para o Windows. E sempre é a mesma história: para completar a instalação é necessário reiniciar o computador. Mas antes fosse esse o único inconveniente.

Mensagens de alerta são exibidas constatemente, com opção de adiar o reinício por no máximo quatro horas. A partir daí o problema se torna ainda maior: o Windows Update forçará o reinício do sistema, exibindo um aviso e um contador regressivo de 5 minutos.

Com esta dica simples, porém, você nunca mais correrá o risco de perder todo o seu trabalho por causa de uma simples atualização. Vamos mostrar como impedir que o Windows Update reinicie o computador automaticamente.

Passo 1. Pressione as teclas “Winkey + R” para abrir o “Executar”;

Passo 2. Execute o “regedit.exe” (sem aspas);

Passo 3. No “Editor de Registro”, navegue até “HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Policies \ Microsoft \ Windows”;











Passo 4. Clique com o botão direto do mouse sobre “Windows”, aponte para “Novo” e clique em “Chave”;

Passo 5. Digite “WindowsUpdate” (sem aspas) como nome da nova chave criada;


Passo 6. Crie uma nova subchave dentro da chave que acabamos de fazer chamada “AU”;

Passo 7. Clique com o botão direito sobre a chave “AU”, aponte para “Novo” e crie um “Valor DWORD” chamado “NoAutoRebootWithLoggedOnUsers” (sem aspas);

Passo 8. Dê um duplo clique sobre o valor que acabamos de criar e digite “1” (sem aspas) no campo “Dados do valor”;

Passo 9. Conclua clicando em “OK”.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Do tamanho de uma moeda será o novo pen drive

O equipamento chega ao Brasil ainda em janeiro


O ano de 2011 promete ser destaque em equipamentos ultracompactos. Durante o maior evento de tecnologia do mundo, CES 2011, realizado em Las Vegas, a Verbatim apresentou um pen drive do tamanho de uma moeda com 16 GB.

Nos destaques da feira está o Titan, disco rígido externo com tecnologia USB 3.0 que garante velocidade de transferência muito mais alta em comparação à versão 2.0. O iPad Foldable Keyboard, um teclado dobrável para iPad e iPhone, com transmissão via bluetooth, também ganhou destaque durante a feira.

Segundo a empresa o pen drive Verbatim Netbook USB não precisa ser removido ao guardar o computador portátil. Com design discreto, tem unidades com 4 GB, 8 GB e 16 GB de memória e estará disponível no Brasil a partir do dia 20 de janeiro por R$ 34,90 (modelo de 4GB).

Quem precisa de equipamentos de armazenagem terá no mercado o Titan SuperSpeed 3.0 e o Store ‘n’ Go SuperSpeed 3.0/FW800. A conexão USB 3.0, até 10 vezes mais rápida do que as atuais USB 2.0, será o novo padrão adotado pela indústria de TI ao longo de 2011.

O Titan é um dos menores discos rígidos no mercado, é protegido por uma capa de borracha resistente a choques e é até 10 vezes mais rápido. Já o Store é projetado para usuários de Mac, com capacidade de 500 GB.
“O ano de 2011 será de grandes novidades no mercado, os apaixonados por tecnologia terão à disposição produtos com tamanho reduzido, capacidade de armazenamento aumentada e ótimos preços”, destaca Renato de Brito Nicodemos, tutor do Portal Educação.

Usuários de iPad e iPhone também podem comemorar. Foi apresentado na feira o teclado dobrável, projetado para funcionar sem fio, com tecnologia Bluetooth, que possui design ultracompacto, para permitir a portabilidade



Windows 7 conquista 20% do mercado, diz pesquisa

Microsoft ainda é líder no segmento


A Net Applications forneceu dados recentes que apontam que o Windows 7 rompeu a marca de 20% de fatia do mercado em dezembro, cerca de 1,2 pontos porcentuais a mais que o mês anterior. O Windows Vista, antecessor do 7, nunca havia conseguido tal marca.


Comparando o Vista com o Windows 7, o primeiro caiu meio ponto, ficando em 12,1%. Este resultado é a mais baixa participação desde julho de 2008. Vale recordar que o Vista chegou a alcançar o pico de 18,8%, mês em que a Microsoft lançou o 7.

“A Microsoft continua a líder no segmento de sistemas operacionais para desktops, novos Windows, novas características, novos bugs, e a vida continua. Vem aí o Windows 8”,

Segundo informações da Net Applications, o Windows XP obteve 83,8% de mercado em novembro de 2007. A empresa conseguiu coletar dados de 160 milhões de visitantes únicos que navegaram os 40 mil sites web que monitora.