segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Netbooks

Introdução
Processador Intel Atom N270, 1 GB de memória RAM, 80 GB HDD em armazenamento, tela de 10.1", 2 portas USB, 1 porta Ethernet, suporte a Wireless e sistema operacional Windows XP Home; enfim, tais atributos conseguiriam dar pistas sobre qual modelo de netbook estamos nos referindo? Claro que não!
O problema na escolha dos netbooks é justamente este: as principais características dos modelos mais populares são praticamente as mesmas, tornando o processo de escolha confuso e sem muitas opções. Por outro lado, os pequenos detalhes acabam se tornando o centro das atenções de tal maneira que se tornam fatores decisivos para a escolha do netbook ideal. E olha que são apenas pequenos detalhes...
Mas, que detalhes são esses? Muitos, claro! No entanto, ao invés de descrevê-los, irei categorizá-los, para que possamos eleger um determinado modelo e fabricante de netbook. Vamos lá?
O mais barato: embora tais equipamentos tenham sido concebidos para serem muito baratos, infelizmente esta não é a realidade, pois muitos deles superam o valor dos notebooks tradicionais. Mas ainda assim, é possível encontrar opções muito baratas, como o Asus Eee PC 701, vendido por aproximadamente R$ 799,00. Ah, tem também o 1o. Positivo Mobo, vendido por aproximadamente o mesmo valor; mas dada a sua inferior capacidade de processamento e os míseros 2 GB de armazenamento, a relação custo vs benefício do Asus Eee PC 701 torna-se bem superior.

















O menor e mais leve: os que pretendem adquirir um netbook, certamente fizeram esta escolha devido as dimensões e o peso destes equipamentos, pois são bem mais confortáveis de se carregar. Para esta categoria, considero o Sony Vaio P o vencedor, com apenas 635 gramas. O Raon Everun Note até poderia ser uma boa indicação devido à suas dimensões mais "regulares", mas o seu "exagerado" peso de 742 gramas não colaborou.











O processador mais potente: como já devem saber, o Via C7-M e o Intel Atom, além do Celeron-M, são processadores desenvolvidos para terem baixa potência, porém excelente autonomia.
No entanto, o Raon Everun Note D24 utiliza um Turion X2 dual-core com a freqüência reduzida para 1.2 GHz, a fim de aumentar a autonomia da bateria ao mesmo tempo em que mantém um certo nível de potência. Conhecem alguma solução mais potente que esta para uso em netbooks? Eu não!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A maior capacidade de armazenamento: para esta categoria, vou dividí-la em 2 sub-divisões. A primeira é focada nas novas unidades SDDs, onde o Sony Vaio P pode disponibilizar até 128 GB; já para as tradicionais unidades HDDs, acredito que deveremos desconsiderar, pois existem vários modelos que oferecem até 160 GB. Então, dada a singularidade da situação, vence o Sony Vaio P.

A maior autonomia: desta vez, vou considerar apenas a capacidade da bateria, visto que não há métodos exatos para se estimar a autonomia dos netbooks. E nesta categoria, vence o Samsung N110 com seus 66Wh distribuídos 6 células de lithium-ion, possibilitando o netbook rodar por até 10 horas ininterruptas!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O teclado mais confortável: outro quesito crítico, visto que existem muitos modelos que possuem excelentes teclados. Mas, devido ao excelente feedback dado por sites e portais especializados em reviews, vou eleger o HP Mini-note 2133 como o favorito. Poderíamos citar também o HP Mini-note 1000E, mas o 2133 é confeccionado em alumínio, o que lhe assegura uma sensação maior de firmeza e resistência.














A melhor resolução: para muitos, quanto mais alta a resolução, melhor será para a visualização de conteúdos no netbook. Se eu fosse tomar esta característica como fator preponderante, teria elegido o Sony Vaio P como vencedor, já que ele dispõe de 1600x768 pixels; mas com a minúscula dimensão de 8", certamente muitos terão dificuldades em visualizar conteúdos.


Por isso, decidi optar pelo HP Mini-note 2133, com seus 1280x768 pixels bem distribuídos em sua tela wide de 8.9". Temos também o Dell Mini Inspiron 12" com a resolução de 1280x800, mas devido ao seu jeitão "trambolhão" de ser, fica difícil considerá-lo ainda como um netbook...
















O melhor IGP: tanto o Intel GMA 900/950 como o Via Chrome 9 são IGPs medíocres, se comparados com as soluções apresentadas pela nVidia e AMD/ATI. Estas por sua vez, apresentam o GeForce 9400M e o ATI Radeon RS690E como soluções gráfica para dispositivos móveis. Bem, o GeForce 9400M não só é o mais recente, como também o mais potente, além de ser o único compatível com o DirectX 10. E quem tem este precioso IGP? É o Asus Eee PC N10!
















O suporte ao 3G: infelizmente, são poucos os netbooks que disponibilizam suporte à conexões 3G aqui no Brasil. Para ser mais exato, conheço apenas um: o Dell Mini Inspiron 910! Existirão outros? Certamente, sim; porém, como o Mini Inspiron é o primeiro netbook a dispor de uma conexão 3G, será o eleito da categoria:
















O melhor acabamento: infelizmente, para este quesito, irão haver muitas contestações, pois como já diz o velho ditado, "gosto não se discute". Então, para evitar maiores complicações, vou eleger o HP Mini-note 2133 como o favorito, devido ao diferencial apresentado com o excelente acabamento em alumínio escovado. Para quem já viu um de perto, pode resumí-lo como simplesmente lindo!
A melhor personalização: embora muitos modelos apresentem diversas opções de cores e acessórios, infelizmente tais opções de escolha se resumem a isto. E nesta categoria, gostaria de citar novamente o Dell Mini Inspiron 9", dada a possibilidade de customizar as cores, os dispositivos e acessórios, embora com opções muito limitadas.

O HP Mini 1000 Vivienne Tam Edition tem um belíssimo acabamento florido é até interessante para o público feminino, mas quem pagaria US$ 699 só para ter apenas uma pintura diferenciada?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mais modelos disponíveis: para os que buscam pela marca, a quantidade de opções oferecidas são um atrativo à parte. E neste quesito, os netbooks fabricados pela Asus são imbatíveis: para começar a "brincadeira", existem 3 categorias de Eee PCs baseadas na dimensão de sua tela LCD: 7", 8.9" e 10.1". No total, são mais de 20 modelos!

Infelizmente, a Asus anunciou recentemente que vai reduzir esta infame quantidade, concentrando-se apenas nos modelos de 10.1". Fazer o quê... ao menos, alguns diferenciais como o reconhecimento de voz e a inclusão de drive óptico estão sendo prometidos para o futuro.

O mais vendido: embora não seja uma característica que torne um grande diferencial em termos de qualidade para um netbook, também não pode ser ignorada, visto que a popularidade de um determinado equipamento pode prover algumas facilidades interessantes, tal como a troca de experiências e a reposição de peças.

E neste quesito, vence o Acer Aspire One 8.9", que por sua vez vendeu mais que 2 milhões de unidades. Nossa, é incrível como um único modelo vendeu mais que toda a série de Eee PCs inteira da Asus, considerando que esta última é que "inaugurou" a era dos netbooks!


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
À primeira vista, pode parecer estranho decidir a compra de um produto baseando-se apenas em seus detalhes; mas, no cenário dos netbooks, isto se faz necessário devido a grande gama de características compartilhadas entre os inúmeros modelos disponíveis. Ao menos, enquanto o Via Nano, o Athlon Neo e o ARM Cortex não chegam... &;-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário