quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como elaborar um projeto de WebSite?











Você pode relacionar os ítens abaixo com a minha postagem sobre projetos. O resultado será um site muito bem organizado.

Preparação

•Estudar as particularidades do serviço e do cliente;

•Observar projetos semelhantes (Beanchmark);

•Definir metas e estratégias;

•Elaborar um formulário para captar a idéia do cliente sobre o projeto.

Documentação

•Confirmações dos objetivos do site (corporativos, marketing, etc.);

•Escolher um modelo de negócios e plano de Marketing;

•Planejar as interações, tecnologias e funcionalidades;

•Escolher um sistema para gerenciar o conteúdo;

•Escolher banco de dados e modelo de backup;

•Regras e responsabilidades;

•Duração das etapa inicial do projeto;

•Validar o início do projeto com um sinal ($) do cliente;

Planejamento

•Título do website;

•Procurar hospedagem e empresa para registrar o domínio;

•Selecionar o domínio e registrar;

•Registrar domínios parecidos com o seu;

•Elaborar a estrutura do website e informações sobre arquitetura;

•Gerar um rascunho do site para primeiras impressões no photoshop;

Layout

•Definir as fontes tipográficas;

•Pesquisar esquema de cores (paletas);

•Verificar se o esquema de cores é equilibrado; não agride nem gera indiferença em quem vê o site;

•Preocupar-se com os padrões de usabilidade e acessibilidade;

•Criação de um layout básico (eu faço no photoshop mesmo) em HTML/CSS para ser submetido à críticas;

Preparação do Conteúdo

•Montar a equipe para fornecer conteúdo (jornalistas, ilustradores)

•Apresentação do Texto (recepção/atualização/criação);

•Arte (fotos/ilustrações);

•Adicionar conteúdo específico para web;

•Distribuição do conteúdo – manter a página principal leve e efetiva;

•Providenciar uma chamada de ação para cada página;

•Definir os direitos de cópia, termos de uso e política de privacidade;

•Detalhar contatos;

•Página sobre (com autor(s), informações da empresa, créditos… );

•Testemunhos, matérias na mídia e prêmios;

•Descrição de produtos;

•Página de perguntas e respostas frequentes;

•Utilizar palavras chave (etiquetas ou tags) para referenciar conteúdo;

•Validar conteúdo através de uma revisão.

Integração do Conteúdo

•Colocar conteúdo no layout;

•Observar com atenção à hierarquia de conteúdo no layout;

•Definir cabeçalhos (h1, h2, …) e parágrafos;

•Adaptar tamanhos de fonte, espaçamento para melhorar a legibilidade;

•Escolher se você vai permitir ao visitante alterar o tamanho da fonte;

•Identificar e adicionar meta tags, meta descrições e descrições nos títulos;

•Nomear links com tags âncoras para lhes dar sentido semântico;

•Fazer os links consistentes e facilitar a identificação (estilos especiais nos links, como feeds ou emails);

•Adicionar tags “alt” sobre todas as imagens imagens;

•Providenciar um texto alternativo para todas as mídias sem “alt” tags;

Design

•Artes originais (fotos, ilustrações …);

•Logo ;

•Desenho do cabeçalho com clara demonstração do propósito do site e predominância da logo com link para a página principal;

•Adicionar um campo de busca visível no cabeçalho ou no topo da coluna direita;

•Projetar uma barra de navegação objetiva;

•Projetar o corpo do site com colunas e um rodapé;

•Certifique-se que o conteúdo ocupa uma parte relevante na página principal;

•Balancear ilustrações/fotos e texto de acordo com o propósito do site;

•Preparar aparência dos anúncios e links patrocinados;

•Visibilidade de testemunhos, matérias e prêmios;

•Certifique-se que o conteúdo e/ou o design dos elementos facilitem a futura visitação ou o compartilhamento das informações;

•Certifique-se que as informações da empresa e o contato são acessíveis (endreço, telefone …) ou seja, que eles levam o seu visitantes a confiarem na existência física da empresa;

•Se muitas escolhas são disponibilizadas (diferentes produtos do mesmo tipo) destaque claramente o principal para ajudar seus visitantes a escolherem;

•Destaque campos especiais em formulários (erros ou que necessitam de validação);

•Faça com que todos os botões e elementos “clicáveis” sejam destacados ao passar o mause por cima;

•Desenhe um “Favicon”;

•Faça uma revisão do design e envie para o cliente se for necessário;

Funcionalidades

•Construir um banco de dados;

•Implemente um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo;

•Defina os Formulários e scripts adicionais;

•Elabore uma Newsletter (boletim de atualizações);

•Customize aplicações;

•Defina as áreas restritas (proteger painel de administração devidamente com login);

Usabilidade

•Fazer URL’s com significado e amigáveis ao visitante;

•Certifique-se que as URL’s são consistentes (www.seusite.com ou seusite.com);

•Se a navegação ou o design ficam confusos o botão de voltar oferece uma alternativa;

•Código otimizado para todos os navegadores atualizados;

•Criar uma página de erro 404;

•Certificar que o visitantes recebe uma confirmação após uma determinada ação;

•Fazer o site amigável para impressão;

•Validação e otimização do (X)HTML, CSS e JavaScript;

•Otimizar o site para que ele possa receber atualizações posteriores;

•Otimizar tamanho de imagens e arquivos;

•Proteção e .htaccess funções (anti-spam, cimpressão, cache, anti-hotlinks, banco de dados … )

Primeiro Teste (off-line – fase alfa)

•Padrões Web;

•Pesquisas de usabilidade e acessibilidade;

•Pesquisas sobre conteúdo, design, identificação;

•Testar links;

•Verificar transações (scripts);

•Corrigir erros e refazer otimização;

Manutenção 1

•Documentação;

•Upload do site para ambiente de uso;

•Colocar scripts de estatísticas e otimização (Analytics, Feedburner, …);

•Configurar agendamento de backup e testar a recuperação do backup;

Treinamento

•Particularidades do CMS, linguagem web;

•(X)HTML/CSS;

•PHP;

•Como construir uma comunidade na web (mídias sociais);

•SEO;

•Web marketing;

Marketing e SEO

•Crear um XML Sitemap;

•Configurar o robot.txt;

•Inserir o site nos motores de busca (Yahoo, Bing);

•Submeter sitemap;

•Comprar ou vender anúncios;

•Newsletter e campanhas de email;

•Monitorar contatos;

•Estimular citações e testemunhos;

•Negociar links;

•Divulgação de nicho (offline);

•Divulgação em mídias sociais (Twitter, Facebook, Digg);

•Eventos, promoções.

Segundo Teste (fase beta)

•Verificar estratégias de SEO;

•Verificar estratégias Marketing;

•Otimização;

•Banco de dados;

•Teste de segurança.

Manutenção 2

•Elaborar um relatório de conclusão e recomendações;

•Queimar CD com o site e arquivos;

•Elaborar um documento seguro com todas as informações de conta (ftp, painel de admin, email’s, …);

•Transferir direitos de cópia para a empresa contratante;

•Atualizar o portfólio;

•Realizar eventos e promoções.

Manutenção 3

•Atividades de Webmaster (feedback do conteúdo, atualizações, novos produtos, … );

•Atualizar sessão de perguntas e respostas;

•Adicionar novas funcionalidades ao site;

•Construir, monitorar e responde a comunidade;

•Colecionar informações estatísticas;

Administração do Processo

•Verificar a evolução do projeto (resultados, metas atingidas, …);

•Revisão do SEO de dois em dois meses;

•Revisão do Plano de marketing e público alvo;

•Atualização da documentação;

•Revisão das regras e responsabilidades;

Se a demanda do cliente for por uma mudança constante ou se ele possui a necessidade de gerenciar email’s da empresa mas não possui um profissional para isso. Faça um contrato com um valor mensal e esteja a disposição para realizar as alterações e orientações necessárias, pode ser o início da prestação de serviços como assessor ou consultor web.

Um forte abraço e sucesso!!!

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