Você pode relacionar os ítens abaixo com a minha postagem sobre projetos. O resultado será um site muito bem organizado.
Preparação
•Estudar as particularidades do serviço e do cliente;
•Observar projetos semelhantes (Beanchmark);
•Definir metas e estratégias;
•Elaborar um formulário para captar a idéia do cliente sobre o projeto.
Documentação
•Confirmações dos objetivos do site (corporativos, marketing, etc.);
•Escolher um modelo de negócios e plano de Marketing;
•Planejar as interações, tecnologias e funcionalidades;
•Escolher um sistema para gerenciar o conteúdo;
•Escolher banco de dados e modelo de backup;
•Regras e responsabilidades;
•Duração das etapa inicial do projeto;
•Validar o início do projeto com um sinal ($) do cliente;
Planejamento
•Título do website;
•Procurar hospedagem e empresa para registrar o domínio;
•Selecionar o domínio e registrar;
•Registrar domínios parecidos com o seu;
•Elaborar a estrutura do website e informações sobre arquitetura;
•Gerar um rascunho do site para primeiras impressões no photoshop;
Layout
•Definir as fontes tipográficas;
•Pesquisar esquema de cores (paletas);
•Verificar se o esquema de cores é equilibrado; não agride nem gera indiferença em quem vê o site;
•Preocupar-se com os padrões de usabilidade e acessibilidade;
•Criação de um layout básico (eu faço no photoshop mesmo) em HTML/CSS para ser submetido à críticas;
Preparação do Conteúdo
•Montar a equipe para fornecer conteúdo (jornalistas, ilustradores)
•Apresentação do Texto (recepção/atualização/criação);
•Arte (fotos/ilustrações);
•Adicionar conteúdo específico para web;
•Distribuição do conteúdo – manter a página principal leve e efetiva;
•Providenciar uma chamada de ação para cada página;
•Definir os direitos de cópia, termos de uso e política de privacidade;
•Detalhar contatos;
•Página sobre (com autor(s), informações da empresa, créditos… );
•Testemunhos, matérias na mídia e prêmios;
•Descrição de produtos;
•Página de perguntas e respostas frequentes;
•Utilizar palavras chave (etiquetas ou tags) para referenciar conteúdo;
•Validar conteúdo através de uma revisão.
Integração do Conteúdo
•Colocar conteúdo no layout;
•Observar com atenção à hierarquia de conteúdo no layout;
•Definir cabeçalhos (h1, h2, …) e parágrafos;
•Adaptar tamanhos de fonte, espaçamento para melhorar a legibilidade;
•Escolher se você vai permitir ao visitante alterar o tamanho da fonte;
•Identificar e adicionar meta tags, meta descrições e descrições nos títulos;
•Nomear links com tags âncoras para lhes dar sentido semântico;
•Fazer os links consistentes e facilitar a identificação (estilos especiais nos links, como feeds ou emails);
•Adicionar tags “alt” sobre todas as imagens imagens;
•Providenciar um texto alternativo para todas as mídias sem “alt” tags;
Design
•Artes originais (fotos, ilustrações …);
•Logo ;
•Desenho do cabeçalho com clara demonstração do propósito do site e predominância da logo com link para a página principal;
•Adicionar um campo de busca visível no cabeçalho ou no topo da coluna direita;
•Projetar uma barra de navegação objetiva;
•Projetar o corpo do site com colunas e um rodapé;
•Certifique-se que o conteúdo ocupa uma parte relevante na página principal;
•Balancear ilustrações/fotos e texto de acordo com o propósito do site;
•Preparar aparência dos anúncios e links patrocinados;
•Visibilidade de testemunhos, matérias e prêmios;
•Certifique-se que o conteúdo e/ou o design dos elementos facilitem a futura visitação ou o compartilhamento das informações;
•Certifique-se que as informações da empresa e o contato são acessíveis (endreço, telefone …) ou seja, que eles levam o seu visitantes a confiarem na existência física da empresa;
•Se muitas escolhas são disponibilizadas (diferentes produtos do mesmo tipo) destaque claramente o principal para ajudar seus visitantes a escolherem;
•Destaque campos especiais em formulários (erros ou que necessitam de validação);
•Faça com que todos os botões e elementos “clicáveis” sejam destacados ao passar o mause por cima;
•Desenhe um “Favicon”;
•Faça uma revisão do design e envie para o cliente se for necessário;
Funcionalidades
•Construir um banco de dados;
•Implemente um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo;
•Defina os Formulários e scripts adicionais;
•Elabore uma Newsletter (boletim de atualizações);
•Customize aplicações;
•Defina as áreas restritas (proteger painel de administração devidamente com login);
Usabilidade
•Fazer URL’s com significado e amigáveis ao visitante;
•Certifique-se que as URL’s são consistentes (www.seusite.com ou seusite.com);
•Se a navegação ou o design ficam confusos o botão de voltar oferece uma alternativa;
•Código otimizado para todos os navegadores atualizados;
•Criar uma página de erro 404;
•Certificar que o visitantes recebe uma confirmação após uma determinada ação;
•Fazer o site amigável para impressão;
•Validação e otimização do (X)HTML, CSS e JavaScript;
•Otimizar o site para que ele possa receber atualizações posteriores;
•Otimizar tamanho de imagens e arquivos;
•Proteção e .htaccess funções (anti-spam, cimpressão, cache, anti-hotlinks, banco de dados … )
Primeiro Teste (off-line – fase alfa)
•Padrões Web;
•Pesquisas de usabilidade e acessibilidade;
•Pesquisas sobre conteúdo, design, identificação;
•Testar links;
•Verificar transações (scripts);
•Corrigir erros e refazer otimização;
Manutenção 1
•Documentação;
•Upload do site para ambiente de uso;
•Colocar scripts de estatísticas e otimização (Analytics, Feedburner, …);
•Configurar agendamento de backup e testar a recuperação do backup;
Treinamento
•Particularidades do CMS, linguagem web;
•(X)HTML/CSS;
•PHP;
•Como construir uma comunidade na web (mídias sociais);
•SEO;
•Web marketing;
Marketing e SEO
•Crear um XML Sitemap;
•Configurar o robot.txt;
•Inserir o site nos motores de busca (Yahoo, Bing);
•Submeter sitemap;
•Comprar ou vender anúncios;
•Newsletter e campanhas de email;
•Monitorar contatos;
•Estimular citações e testemunhos;
•Negociar links;
•Divulgação de nicho (offline);
•Divulgação em mídias sociais (Twitter, Facebook, Digg);
•Eventos, promoções.
Segundo Teste (fase beta)
•Verificar estratégias de SEO;
•Verificar estratégias Marketing;
•Otimização;
•Banco de dados;
•Teste de segurança.
Manutenção 2
•Elaborar um relatório de conclusão e recomendações;
•Queimar CD com o site e arquivos;
•Elaborar um documento seguro com todas as informações de conta (ftp, painel de admin, email’s, …);
•Transferir direitos de cópia para a empresa contratante;
•Atualizar o portfólio;
•Realizar eventos e promoções.
Manutenção 3
•Atividades de Webmaster (feedback do conteúdo, atualizações, novos produtos, … );
•Atualizar sessão de perguntas e respostas;
•Adicionar novas funcionalidades ao site;
•Construir, monitorar e responde a comunidade;
•Colecionar informações estatísticas;
Administração do Processo
•Verificar a evolução do projeto (resultados, metas atingidas, …);
•Revisão do SEO de dois em dois meses;
•Revisão do Plano de marketing e público alvo;
•Atualização da documentação;
•Revisão das regras e responsabilidades;
Se a demanda do cliente for por uma mudança constante ou se ele possui a necessidade de gerenciar email’s da empresa mas não possui um profissional para isso. Faça um contrato com um valor mensal e esteja a disposição para realizar as alterações e orientações necessárias, pode ser o início da prestação de serviços como assessor ou consultor web.
Um forte abraço e sucesso!!!
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