domingo, 15 de agosto de 2010

BITMAP - VETORES - MONITORES

Sobre imagens bitmap
Imagens bitmap, tecnicamente chamadas de imagens de varredura, são formadas por uma grade de pontos conhecidos como pixels. Ao trabalhar com imagens bitmap, você edita pixels em vez de objetos ou formas. As imagens bitmap são o meio eletrônico mais comum para imagens de tons contínuos, como fotografias ou pinturas digitais, pois podem representar gradações sutis de sombras e cores. As imagens bitmap podem perder detalhes quando redimensionadas na tela, pois dependem da resolução, contêm um número fixo de pixels e cada pixel é atribuído a um local e valor de cor específicos. Elas poderão ter uma aparência irregular se forem impressas com uma resolução muito baixa porque o tamanho de cada pixel fica maior (consulte Como compreender o tamanho e a resolução de uma imagem).



Sobre gráficos vetoriais
Gráficos vetoriais são formados por linhas e curvas matematicamente definidas chamadas de vetores. Isso significa que é possível mover, redimensionar ou alterar a cor de uma linha sem perder a qualidade do gráfico. Os gráficos vetoriais são independentes de resolução, isto é, podem ser redimensionados para qualquer tamanho e impressos em qualquer resolução sem perda de detalhes ou clareza. Conseqüentemente, são a melhor opção para representar gráficos em negrito que devem manter linhas nítidas quando redimensionados para vários tamanhos (por exemplo, logotipos).

Exemplo de um gráfico vetorial em diferentes níveis de ampliação

Observação: Como os monitores de computador apenas podem exibir imagens em uma grade, tanto imagens bitmap como gráficos vetoriais são exibidos como pixels na tela (consulte Resolução do monitor).

Resolução do monitor
Os dados de imagens são convertidos diretamente em pixels do monitor. Isso significa que, quando a resolução da imagem é maior que a do monitor, essa imagem parece ser maior na tela em comparação às suas dimensões de impressão especificadas.A resolução do monitor depende do tamanho do monitor e de sua configuração de pixels. Por exemplo, uma imagem grande (com uma dimensão de 800 por 600 pixels) exibida em monitor de 15 polegadas quase preencheria a tela, mas, em um monitor maior, a mesma imagem ocuparia menos espaço na tela e cada pixel pareceria maior.

Exemplo de imagem exibida em monitores de vários tamanhos e resoluções

Importante: Durante a preparação de uma imagem para exibição on-line, as dimensões em pixels tornam-se especialmente importantes. É necessário verificar se o tamanho de uma imagem proporciona espaço suficiente para os controles de janela do navegador da Web em monitores menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário