domingo, 15 de agosto de 2010

SISTEMA DE CORES

Modelo RGB


Uma grande porcentagem do espectro visível pode ser representada ao misturar a luz colorida de vermelho, verde e azul em várias proporções e intensidades. No ponto em que ficam sobrepostas, essas cores criam cores secundárias (ciano, magenta e amarelo) e o branco.

As cores RGB também são chamadas de cores aditivas. Cores aditivas são criadas ao misturar a luz do espectro em combinações variadas. O branco é criado pela união de todas as cores, ou seja, todos os comprimentos de onda visíveis são transmitidos de volta ao olho humano. Cores aditivas são utilizadas para iluminação, vídeo e monitores. Seu monitor, por exemplo, produz cores emitindo luz por meio de fósforos vermelhos, verdes e azuis.

Cores aditivas (modelo RGB)



Modelo CMYK

O modelo CMYK tem como base a qualidade de absorção de luz das tintas impressas no papel. À medida que a luz branca incide sobre tintas translúcidas, certos comprimentos de onda visíveis são absorvidos (subtraídos), enquanto outros são refletidos de volta ao olho humano. Por esse motivo, essas cores são chamadas de cores subtrativas.

Teoricamente, pigmentos puros de ciano (C), magenta (M) e amarelo (Y) devem ser combinados para absorver toda a luz e produzir o preto. Entretanto, como todas as tintas de impressão contêm impurezas, essas três tintas produzem, na verdade, um marrom turvo. Por esse motivo, a tinta preta (K) é utilizada com as tintas ciano, magenta e amarela em impressões de quatro cores. (O preto (black) é representado pela letra K, em vez de B, para evitar a confusão com o azul (blue).)


Cores subtrativas (modelo CMYK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário