quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Gestão da Informação Digital - webwriter

Gestão da Informação Digital


Escrever para internet é complicado. Imagens, vídeos, anúncios e links se misturam ao texto que, para prender a atenção do leitor, precisa ser cada vez mais atraente. É nesse contexto que surge o webwriter, profissional responsável por pensar a informação em meios digitais. Seu objetivo é fornecer informações e possibilitar uma boa experiência de navegação a um usuário disperso e exigente.

Pelo nome, pode até parecer, mas o cargo não tem sido ocupado apenas por profissionais da área de jornalismo ou comunicação. Profissionais que lidam com texto desde a faculdade tem sim, vantagens na hora da contratação, mas ter um bom texto não é o principal requisito. Muito pelo contrário. Pessoas formadas em áreas como engenharia e tecnologia também tem sido muito bem-vindas devido à sua capacidade de organização e ao hábito de lidar com a tecnologia.

Apesar da tradução, o termo webwriting, carrega um conceito que vai além da redação online. O profissional que trabalha com webwriting é responsável por trabalhar, não só com texto, mas também com outras ferramentas relacionadas às mídias digitais.“O texto é apenas uma parte, talvez menos da metade, da tarefa do webwriter. O profisional vai lidar com outros assuntos como arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade, direito digital, SEO etc”, explica Bruno Rodrigues, autor do livro Webwriting – Pensando o texto para a mídia digital e um dos maiores especialistas do Brasil nessa área. Para ele, o nome da profissão, inclusive, deveria ser outra: “É um erro traduzir como redação online. No inicio, o objetivo era esse. Hoje em dia, o nome ainda é o mesmo, mas webwriting significa muito mais. Para mim, o nome correto, hoje, seria Gestão da Informação Digital.”

Partindo desse ponto de vista, o webwriting não seria um campo isolado do trabalho com mídias digitais. Ainda segundo Bruno Rodrigues, o webwriting seria “uma ferramenta dentro de uma caixa de ferramentas chamada marketing digital”. As outras ferramentas da caixa seriam a arquitetura da informação, o design, a otimização de sistemas de buscas (SEO), a atuação em redes sociais etc. E para crescer profissionalmente, seria interessante juntar todas elas.

Na área de Gestão da Informação Digital também é preciso levar em conta que se está lidando com o novo usuário de internet. O webwriter é o profissional capaz de definir a relevância e a disposição das informações no site, visando manter o foco do usuário naquilo que está sendo veiculado. De acordo com a cartilha Padrões Brasil e-Gov desenvolvida este ano pelo Governo Federal, “uma das principais funções do redator web é agir como guia de turismo dos sítios”, enxergando as informações produzidas nos mais diversos formatos, e distribuindo ao longo das camadas.

O excesso de informações e as possibilidades de mudança de foco presentes na web são, ao mesmo tempo, a razão de existir um profissional webwriter e uma de suas maiores armadilhas. Como explica Marcos Moura, editor-executivo do site Nós da Comunicação: “a comunicação digital obriga o mercado a repensar a forma de fazer Comunicação, que estava moldada por modelos antigos. No entanto, a ‘histeria digital’, essa overdose de informações sem importância, pode atrapalhar todo o processo da comunicação digital, não deixando claro para alguns o que é e o que não é relevante”.

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