quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como instalar o Windows 7 através de um pendrive

Nível: Intermediário

Aplicativos necessários: A Bootable USB ou Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool
Número de passos: 12 (nem todos são necessários)

O Windows 7 chegou com força e logo se tornou o sistema operacional mais desejado. Com o aumento da força de processamento e incremento na memória dos netbooks, ele também se tornou uma opção para este tipo de computadores portáteis. Mas os netbooks não vêm com drive ótico, então, como fazer para instalar?

Passo 1. A solução é usar um pendrive e instalar o sistema operacional da Microsoft via USB. Antes de tudo, consiga um pendrive vazio, e que tem o mínimo de 4GB de capacidade de armazenamento. Depois, é preciso formatá-lo no padrão NTFS. Veja agora como fazer isso:

Passo 2. Em um outro computador, que tenha leitor de DVD, conecte o pendrive na USB e digite o seguinte comando no Prompt de Comando ou no Executar: diskpart.

Passo 3. Na janela que surgir, digite list disk e localize a letra correspondente ao pendrive. Neste tutorial, vamos trabalhar com a letra “F”, mas você deve verificar qual a letra certa no seu computador, e substituir corretamente nos comandos a seguir, que você terá que digitar na mesma janela:

select disk F

clean

create partition primary

select partition 1

active

format fs=NTFS

assign

exit



Antes de continuarmos, uma observação: o gerenciador de disco entende que o pendrive é um dispositivo removível no Windows XP, portanto, ele desabilita a função e não deixa formatá-lo.

Passo 4. Na sequência, abra novamente o Prompt de Comando, abra o DVD do Windows 7, e navegue até a a pasta boot.

Passo 5. Lá dentro, rode o seguinte comando: “bootsect /nt60 F:“, sem as aspas. Depois, basta copiar o conteúdo do DVD do Windows 7 para dentro do pendrive e dar um boot através dele no seu netbook, ou qualquer computador cujo o drive de DVD não esteja funcionando.

Passo 6. Para dar o boot, é preciso entrar na BIOS do seu PC e escolher para que o boot seja feito via USB.

Uma alternativa simples

Passo 7. Outra alternativa mais simples e prática é usar o aplicativo A Bootable USB. Em um único programa, você seleciona o pendrive que está na USB e realiza a formatação, clicando no botão “Format USB”.

Passo 8. Depois, clique em “Check DVD” para localizar o disco com o Windows 7 no seu drive ótimo e “Start DVD” para começar a cópia.

Passo 9. Você poderá usar a opção ISO, se tiver essa fonte. Basta escolher “Open ISO”, para localizar o arquivo no seu disco rígido, e “Start ISO”, para iniciar a cópia.

Pronto, em alguns minutos você terá um pendrive pronto para instalar o Windows onde quiser.

A alternativa oficial

Pensando nisso, a Microsoft também desenvolveu um programa similar, mas como uma proposta um pouco diferente, é o Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool. A deficiência desse programa é que você já tem que estar com a ISO criada antes de usar o programa, pois ele só utiliza este meio para inserir o Windows 7 no seu pendrive. Se quiser uma dica de programa para gravação de ISO, use o ImgBurn.

Passo 10. Abra o programa da Microsoft, selecione a ISO do seu HD e clique em “Next”.

Passo 11. Na etapa seguinte, é necessário escolher o tipo de mídia que será utilizado, neste caso, o pendrive.

Passo 12. Depois, é preciso iniciar o processo de formatação, para na sequência, copiar os arquivos para o pendrive. Estes dois processos serão feitos automaticamente pelo aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário